quarta-feira, 27 de julho de 2016

Analisando os movimentos: planos




PLANO SAGITAL
Flexão, extensão, hiperextensão, dorsiflexão, flexão plantar.








PLANO FRONTAL
 Abdução, adução, elevação, depressão, inversão, eversão.






PLANO TRANSVERSAL

Rotação medial, rotação lateral, pronação e supinação.



Professora: Milena - 3º Ano

quarta-feira, 13 de julho de 2016



Let's go guys and girls!




Rewrite the setence using Indirect Speech:


My teacher said: "Now, you will make the English activities."

                                                                    (3ª Grade B students)








Anatomia: níveis de organização estrutural no corpo humano.

Os níveis de organização estrutural são químico, celular, tecidual, orgânico, sistêmico e de organismo.


Desafio:  Qual nível de organização estrutural geralmente tem uma forma reconhecível e é composto por dois ou mais tipos de tecidos diferentes que têm uma função específica?

Para ter acesso ao conteúdo trabalhado em sala de aula, acesse minha página no Slideshare, clicando no link abaixo, e baixe os slides no computador, tablet ou celular.  http://pt.slideshare.net/MilenaSilvaMoreira/introduo-anatomia-63987295

Professora Milena.
Educação Física, 3º ano.


domingo, 10 de julho de 2016

Sistema esquelético



Sistema esquelético

Divisões do esqueleto
·         Axial
·         apendicular
   
Classificação dos ossos
·         Longos
·         Curtos
·         Irregulares
·         Planos
·         Sesamoides

As articulações

Classificação funcional das articulações

Sinartrose:

·         Suturas
·         Sindesmoses
·         Gonfoses

Anfiartrose  

·         Sincondroses
·         Sínfises

diartrose

·         Gínglimo ou articulação em dobradiça;
·         Trocoide ou articulação em pivô;
·         Condilar;
·         Selar;
·         Esferoide ou enartrose

Classificação estrutural das articulações


      Articulações fibrosas

      Articulações cartilagíneas

Articulações sinoviais

Doenças das articulações

·         Artrite
·         Artrose
Principais lesões

·         Luxações
·         Fraturas
·         Entorses


Para ter acesso ao conteúdo completo trabalhado em sala de aula, visite a minha página no Slideshare, e baixe os slides para estudar no computador, tablet ou celular: http://pt.slideshare.net/MilenaSilvaMoreira/sistema-esqueltico-e-articulaes
Sistema esquelético e articulações


Professora: Milena Silva
 Educação Física- 2º Ano









Cuidar da articulação- evitar lesão por esforços repetitivos



        As diartroses (articulações levemente móveis) permitem movimento extensivo. Porém, o corpo humano não é uma máquina, e as diartroses não foram projetadas para suportar a repetição contínua de um dado movimento, mais e mais, ao longo de todo o dia. Quando você repete o mesmo movimento por extensos períodos, você pode estressar em excesso a articulação ou as articulações responsáveis por aquele movimento e as estruturas de tecidos moles associadas, como a cápsula articular, os ligamentos, as bolsas sinoviais, os músculos, os tendões e os nervos. Os episódios repetidos de estresse mecânico podem levar a desenvolvimento das lesões por esforços repetitivos.
As lesões por esforços repetitivos são semelhantes, de muitas maneiras, ás lesões por uso excessivo que os atletas frequentemente experimentam. Assim como jogadores de tênis podem desenvolver a epicondilite (cotovelo de tenista), também a desenvolvem muitos trabalhadores da construção civil, que realizam repetidas flexões e extensões do cotovelo em seu trabalho, e os estudantes que consomem horas diariamente usando o mouse do seu computador ( cotovelo do mouse)
 As lesões por esforço repetitivo geralmente se desenvolvem de forma lenta, durante um longo período de tempo. Elas iniciam  tipicamente com um desconforto  leve a moderado nas articulações afetadas, em especial à noite. Outros sintomas e sinais incluem inchaço na articulação, fadiga muscular, dormência e formigamento. Primeiro essas manifestações vêm e vão, mas depois tornam-se constantes. Os sintomas de lesão mais avançada incluem  dor mais intensa, fraqueza muscular e problemas com os nervos. Se deixadas sem tratamento, as lesões por esforços repetitivos podem ser muito dolorosas. Elas também podem limitar gravemente a amplitude de movimento de uma articulação. Felizmente, pelo fato de se desenvolverem de forma lenta, a maioria das lesões por esforço repetitivos é descoberta cedo o bastante para ser tratada com sucesso.

 

Pense sobre isto...
        A síndrome do túnel do carpo é uma lesão por esforços repetitivos, em que se desenvolve uma pressão sobre o nervo mediano, quando ele passa através do canal do carpo, um estreito túnel de osso e ligamento no punho. A pressão sobre esse nervo causa dormência, formigamento e dor em alguns ou em todos os dedos da mão. Que tipo de trabalhadores você imagina estarem sob maior risco de desenvolver a síndrome do túnel do carpo?


Fonte: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan.  Corpo Humano. Fundamentos de Anatomia e Fisiologia - 8ª Ed. 2012, p.179.


Professora: Milena Silva
Educação Física - 2º Ano
Forró é uma palavra de origem inglesa? 
What?!

Um dos mais tradicionais elementos da cultura nordestina, o forró, segundo historiadores teria sua na expressão inglesa for all. Como assim teacher?
Deixa eu explicar, nas décadas de 1920/30 dirigentes de companhias inglesas realizavam grandes festas tendo como convidados figuras importantes da sociedade pernambucana. Entretanto, em alguns momentos no convite haviam no rodapé a expressão for all para estender o convite aos funcionários das empresas, tornando assim uma festa para todos. De for all vieram as adaptações na pronúncia para: foral, foró e finalmente, forró. Sendo uma festa para todos, popularizou-se com a mistura de ritmos nordestinos como o baião, samba, xaxado e outros.
Então, temos aqui um exemplo de um elemento da cultura inglesa na mais tradicional celebração cultural do nosso Nordeste.

Para saber mais: <http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/2013/06/o-que-e-forro-origem-do-nome-e.html>
                                                                                                                       

Teacher Jaqueline